sábado, 3 de janeiro de 2009

O Que é Consciência

Vamos definir "consciência de um indivíduo " como sendo uma das formas de manifestação do espírito. É o sexto corpo (dos sete corpos da Teosofia) e esta identifica seu estado de compreensão e discernimento, referente à sua estada no corpo físico, na sociedade, no planeta e no Cosmo, neste momento, exatamente agora. Como esse indivíduo se percebe, a que acha que veio, o que pretende, o que está fazendo, como percebe as pessoas, o ambiente, o mundo à sua volta; seu estágio de conhecimento e experiência, seus valores. Só por essa definição, que por sinal é bem ampla (embora, admitimos isso, ainda incompleta), já é possível perceber quantos aspectos estão envolvidos naquilo que, às vezes, descuidadamente chamamos "consciência".
Uma trajetória de vida esbarra em uma infinidade de fatores, circunstâncias, acontecimentos, que atingem a pessoa de forma muito peculiar. Esse conjunto constitui a situação de experiência de vida do indivíduo, obviamente dentro do projeto que ele veio aqui desenvolver, nesta vida. Esse conjunto definirá a peculiaridade da vida de cada indivíduo, e definirá, portanto, sua trajetória particular. Essa trajetória poderá ser modificada desde que se consiga modificar a forma de percepção e de reação a esse conjunto de circunstâncias, o que acaba caracterizando o aprendizado pelo qual o indivíduo deve passar nesta oportunidade de existência.
COMO SERIA POSSÍVEL MODIFICAR A FORMA DE REAÇÃO DE UM INDIVÍDUO ÀS CIRCUNSTÂNCIAS DA SUA VIDA?
De uma forma bastante simplista, poder-se-ia dizer que o estágio de compreensão e discernimento de uma pessoa pode fazê-la perceber as coisas de uma determinada forma, reagindo a elas de acordo com essa percepção. A partir da alteração desse estágio para um patamar de compreensão e discernimento ampliados (o que chamamos de Despertar da Consciência), ocorreria então uma mudança da reação às circunstâncias externas, bem como aos próprios sentimentos e experiências internas do indivíduo.

Sem comentários:

Enviar um comentário